SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Avaliação formativa em sessão tutorial: concepções e dificuldadesFormação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

HAMAMOTO FILHO, Pedro Tadao et al. Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.03, pp.381-386. ISSN 1981-5271.

A avaliação é fundamental para o processo ensino-aprendizagem. Diferentes métodos de avaliação e diversos atores envolvidos na avaliação podem fornecer elementos distintos, que, somados, fornecem melhor compreensão sobre a efetividade do processo educacional em suas variadas dimensões. A avaliação de habilidades e atitudes de estudantes tem recebido grande atenção recentemente. O envolvimento de pacientes no processo pode ser contributivo, pois sua perspectiva acrescenta informações ímpares. O presente estudo avaliou a aquisição de competências e habilidades de estudantes de Medicina no internato de Obstetrícia, sob o ponto de vista de gestantes. As pacientes responderam a um questionário segundo escala de Likert, com itens de avaliação divididos em habilidades de comunicação, exame físico e profissionalismo. Os resultados mostraram boa avaliação dos estudantes em geral, o que atribuímos ao sentimento de gratidão das pacientes. Algumas questões com maiores frequências de respostas negativas, porém, apontam aspectos que merecem maior atenção da escola médica pelo impacto que podem trazer à prática profissional. A perspectiva de pacientes na avaliação do estudante de Medicina poderá balizar estratégias de feedback para qualificar a formação médica.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Competência Clínica; Assistência Centrada no Paciente; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )