SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue03Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicinaAssédio moral nas residências médica e não médica de um hospital de ensino author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

COSTA, José Roberto Bittencourt et al. Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.03, pp.387-400. ISSN 1981-5271.

Diante das atuais demandas sociais, tornou-se imprescindível para a educação médica a transição do modelo tradicional de formação reducionista e hospitalocêntrica para uma vertente de educação mais ampla e integralizada. A construção de novas práticas de formação em saúde - com a utilização de cenários externos -, em coparticipação com o SUS, tem assumido um papel fundamental na formação médica. Em 2005, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporou em seu currículo a Aprendizagem Baseada em Problemas e a inserção dos graduandos de Medicina em Unidades Básicas de Saúde da Família. Este artigo apresenta a percepção dos discentes de Medicina neste cenário. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas e análise temática das respostas, com a criação de categorias. Os resultados demonstram a combinação de impressões positivas - integração entre teoria e prática - e negativas - problemas na organização das atividades e necessidade de identificação de um preceptor local. Propõe-se um planejamento orientado pelas novas diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde, contextualizada à condição da integralidade.

Keywords : Saúde da Família; Aprendizagem; Estudantes de Medicina; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )