SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue03Trabalho em saúde e trabalho médico: especificidades e convergênciasElaboração de vídeos médicos educacionais para treinamento de habilidades de estudantes do curso de medicina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SCHUTZE, Manuel; RODRIGUES, Carlos Jorge Simal; DUMONT, Sandra Monetti  and  PARISOTTO, Viviane Santuari. Projeto imagem da semana. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.03, pp.423-430. ISSN 1981-5271.

O ensino médico, de modo geral, envolve a associação entre teoria e prática, o que é de particular importância no ensino da área de diagnóstico por imagem. A metodologia do ensino baseado em problemas, associada ao ensino a distância, permite alcançar um público amplo e estimular o raciocínio clínico, o espírito crítico e o autodidatismo, características essenciais ao profissional médico. Nesse âmbito, surgiu o projeto “Imagem da Semana”, que consiste em uma página no site da Faculdade de Medicina aberta ao público, na qual semanalmente é publicado um novo caso clínico, associado a uma imagem e a uma pergunta objetiva. O visitante é encorajado a responder à pergunta corretamente para ter acesso à discussão do caso e aprender mais sobre o diagnóstico e os diagnósticos diferenciais da doença abordada. O projeto tem sido muito bem recebido pela comunidade acadêmica, servindo também para a educação continuada de médicos generalistas e especialistas, além de divulgar o conhecimento produzido na universidade. Acreditamos que a democratização do conhecimento é um passo importante rumo à melhoria do ensino médico.

Keywords : Ensino; Materiais de Ensino; Aprendizagem Baseada em Problemas; Diagnóstico por Imagem; Comunicação e Divulgação Científica; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )