SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Trabalho em saúde e trabalho médico: especificidades e convergênciasElaboração de vídeos médicos educacionais para treinamento de habilidades de estudantes do curso de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SCHUTZE, Manuel; RODRIGUES, Carlos Jorge Simal; DUMONT, Sandra Monetti  e  PARISOTTO, Viviane Santuari. Projeto imagem da semana. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.03, pp.423-430. ISSN 1981-5271.

O ensino médico, de modo geral, envolve a associação entre teoria e prática, o que é de particular importância no ensino da área de diagnóstico por imagem. A metodologia do ensino baseado em problemas, associada ao ensino a distância, permite alcançar um público amplo e estimular o raciocínio clínico, o espírito crítico e o autodidatismo, características essenciais ao profissional médico. Nesse âmbito, surgiu o projeto “Imagem da Semana”, que consiste em uma página no site da Faculdade de Medicina aberta ao público, na qual semanalmente é publicado um novo caso clínico, associado a uma imagem e a uma pergunta objetiva. O visitante é encorajado a responder à pergunta corretamente para ter acesso à discussão do caso e aprender mais sobre o diagnóstico e os diagnósticos diferenciais da doença abordada. O projeto tem sido muito bem recebido pela comunidade acadêmica, servindo também para a educação continuada de médicos generalistas e especialistas, além de divulgar o conhecimento produzido na universidade. Acreditamos que a democratização do conhecimento é um passo importante rumo à melhoria do ensino médico.

Palavras-chave : Ensino; Materiais de Ensino; Aprendizagem Baseada em Problemas; Diagnóstico por Imagem; Comunicação e Divulgação Científica; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )