SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Elaboração de vídeos médicos educacionais para treinamento de habilidades de estudantes do curso de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ABUD, Cristiane Curi; ZIMMERMANN, Vera Blondina; LUCCHESE, Ana Cecilia  e  MARCO, Mario Alfredo De. Metodologia de ensino em psicologia médica e atenção integral ao paciente. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.03, pp.436-441. ISSN 1981-5271.

Relata-se uma experiência de ensino da disciplina de Psicologia Médica do segundo ano de graduação de Medicina da Unifesp-EPM, que vem se mostrando bastante profícua em sensibilizar e capacitar o aluno para a observação, percepção e avaliação do estado psíquico e emocional dos pacientes. A partir do ensino teórico de campos do conhecimento, como História da Medicina, Comunicação, Psiquiatria, Psicanálise, e Psicologia do Desenvolvimento, preparamos os alunos para sua aplicação prática por meio de entrevistas com pacientes. Com base nos recortes desses campos de conhecimento e de nossa experiência, criamos um roteiro de entrevista, que visa não engessar o aluno/entrevistador, mas oferecer uma referência geral dos temas básicos que devem ser abordados e observados na entrevista com os pacientes. Os roteiros orientam não apenas o momento da realização das entrevistas, como também sua organização posterior sob a forma de um relatório escrito. Numa relação dialética, os alunos estudam e ensaiam aplicações da teoria, realizam as entrevistas e escrevem relatórios sobre a experiência prática articulada com a teoria.

Palavras-chave : Psicologia Médica; Metodologia; Entrevista Psicológica; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )