SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue04Interdisciplinaridade na construção dos conteúdos curriculares do curso médico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SCHMITZ, Patrícia Dias; MENEZES, Marta  and  LINS, Liliane. Percepção de integridade científica para o estudante de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.447-455. ISSN 1981-5271.

Este trabalho objetivou conhecer a percepção do estudante de Medicina sobre integridade científica, discutir a necessidade de abordar a temática na formação de pesquisadores eticamente responsáveis e esclarecer a importância da existência de práticas educacionais que objetivem a educação ética na formação desse estudante. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizando a técnica de análise temática. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, definindo-se três unidades de análise de dados: o conhecimento do estudante sobre o sistema CEP/Conep, a percepção dos estudantes sobre integridade científica e desonestidade científica, e a abordagem do tema integridade científica no currículo médico. Foi evidenciada a necessidade de abordagem mais efetiva sobre o sistema CEP/Conep. De igual forma, o tema integridade científica parece ser pouco discutido no meio acadêmico, o que pode gerar a prática de condutas inadequadas na produção científica por falta de reconhecimento das mesmas pelos discentes. A associação de teoria e prática no ensino da integridade científica é fundamental, devendo este tema ser inserido precocemente no currículo médico.

Keywords : Revisão de Integridade Científica; Estudantes de Medicina; Má Conduta Científica; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )