SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número04Interdisciplinaridade na construção dos conteúdos curriculares do curso médicoEstratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FORNAZIERO, Célia Cristina; GORDAN, Pedro Alejandro  e  GARANHANI, Mara Lúcia. Clinical reasoning of medical students in a public university in Brazil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.463-469. ISSN 1981-5271.

Esta pesquisa teve como intuito compreender o raciocínio desenvolvido pelos estudantes de Medicina de uma universidade pública do Brasil. Trata-se de uma pesquisa educacional, que abrangeu filmagens da resolução de dez casos clínicos e entrevista semiestruturada. A amostra foi formada por 16 internos, que responderam aos casos, apresentados em um notebook com webcam, e foram instruídos a verbalizar todo pensamento neste procedimento. Para a análise foi realizada a transcrição das falas e a observação da filmagem. Os dados quantitativos foram avaliados pelo Teste do Qui-Quadrado com correção de Yates, e os descritivos, por análise de discurso. O tema trabalhado na prática do raciocínio foi: percepções dos alunos de sua prática clínica. Entre as 160 resoluções, 57% foram por raciocínio analítico e 43% por não analítico. O processo hipotético-dedutivo foi empregado por 31% dos internos, e o indutivo por 69% dos participantes do estudo. A acurácia diagnóstica foi de 81% de acertos nos casos fáceis e de 85% de acertos nos casos difíceis. Observamos duas categorias empíricas: o universo cognitivo do estudante e o contexto do paciente.

Palavras-chave : Diagnóstico; Resolução de Problemas; Métodos; Pesquisa Qualitativa; Educação Médica; Internato e Residência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )