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Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

HIGA, Elza de Fátima Ribeiro et al. Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.470-477. ISSN 1981-5271.

A integralidade, que representa um princípio orientador do Sistema Único de Saúde (SUS), pressupõe abertura para múltiplas possibilidades do cuidado, da gestão e da organização do trabalho, o que requer a ampla compreensão desse sistema. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as sugestões de professores e estudantes para o avanço da integralidade. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Participaram quatro professores e 58 estudantes de Medicina e Enfermagem. Os dados foram obtidos por Grupo Focal, com base na questão: o que vocês acham que deveria ser realizado para o desenvolvimento da integralidade do cuidado no atual cenário de aprendizagem? Os resultados foram tratados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, e apontaram três categorias analíticas: formação em saúde, compreensão do SUS e valorização profissional. Estas representam algumas das estratégias necessárias ao desenvolvimento efetivo da integralidade, na visão dos participantes, que demonstram a importância da compreensão do sistema de saúde vigente desde a formação, assim como a valorização dos profissionais em busca da integralidade.

Palabras clave : Educação em Saúde; Assistência Integral à Saúde; Docentes; Estudantes; Educação Médica.

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