SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue04Qualidade de vida e estresse ocupacional em estudantes de medicinaA integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

COSTA, Nilce Maria da Silva Campos; CARDOSO, Cléia Graziele Lima do Valle  and  COSTA, Danilo Campos. Concepções sobre o bom professor de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.499-505. ISSN 1981-5271.

A prática pedagógica é considerada o domínio específico da profissão docente, sendo elemento definidor da identidade profissional do professor. Este trabalho investigou as concepções de professores de Medicina de uma instituição federal de ensino superior sobre as características de um bom professor. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, e os dados foram coletados por meio de questionário e de entrevista semiestruturada com professores do ciclo profissional de um curso de Medicina. Como características do bom professor destacaram-se as competências científica, pedagógica e relacional/ afetiva, notando-se que os docentes de Medicina já incorporaram a noção de que para ser um bom professor não basta apenas conhecer o conteúdo da disciplina sob sua responsabilidade. Assim, torna- se importante o investimento institucional em cursos de formação didático-pedagógica em uma perspectiva de reflexão sobre a prática docente executada.

Keywords : Educação Médica; Ensino; Docentes; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )