SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número04Qualidade de vida e estresse ocupacional em estudantes de medicinaA integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

COSTA, Nilce Maria da Silva Campos; CARDOSO, Cléia Graziele Lima do Valle  y  COSTA, Danilo Campos. Concepções sobre o bom professor de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.499-505. ISSN 1981-5271.

A prática pedagógica é considerada o domínio específico da profissão docente, sendo elemento definidor da identidade profissional do professor. Este trabalho investigou as concepções de professores de Medicina de uma instituição federal de ensino superior sobre as características de um bom professor. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, e os dados foram coletados por meio de questionário e de entrevista semiestruturada com professores do ciclo profissional de um curso de Medicina. Como características do bom professor destacaram-se as competências científica, pedagógica e relacional/ afetiva, notando-se que os docentes de Medicina já incorporaram a noção de que para ser um bom professor não basta apenas conhecer o conteúdo da disciplina sob sua responsabilidade. Assim, torna- se importante o investimento institucional em cursos de formação didático-pedagógica em uma perspectiva de reflexão sobre a prática docente executada.

Palabras clave : Educação Médica; Ensino; Docentes; Pesquisa Qualitativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )