SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número04Qualidade de vida e estresse ocupacional em estudantes de medicinaA integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

COSTA, Nilce Maria da Silva Campos; CARDOSO, Cléia Graziele Lima do Valle  e  COSTA, Danilo Campos. Concepções sobre o bom professor de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.499-505. ISSN 1981-5271.

A prática pedagógica é considerada o domínio específico da profissão docente, sendo elemento definidor da identidade profissional do professor. Este trabalho investigou as concepções de professores de Medicina de uma instituição federal de ensino superior sobre as características de um bom professor. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, e os dados foram coletados por meio de questionário e de entrevista semiestruturada com professores do ciclo profissional de um curso de Medicina. Como características do bom professor destacaram-se as competências científica, pedagógica e relacional/ afetiva, notando-se que os docentes de Medicina já incorporaram a noção de que para ser um bom professor não basta apenas conhecer o conteúdo da disciplina sob sua responsabilidade. Assim, torna- se importante o investimento institucional em cursos de formação didático-pedagógica em uma perspectiva de reflexão sobre a prática docente executada.

Palavras-chave : Educação Médica; Ensino; Docentes; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )