SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número04Concepções sobre o bom professor de medicinaRecepção audiovisual na educação médica: leituras de um vídeo educativo de psicologia médica por estudantes de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GOMES, Lina Nunes  e  KOIFMAN, Lilian. A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.506-515. ISSN 1981-5271.

Este artigo é parte de uma pesquisa realizada no mestrado que tem como um de seus objetivos específicos levantar e discutir as concepções sobre integralidade entre os internos de Clínica Médica da Universidade Federal Fluminense (UFF), conceito trabalhado transversalmente durante o curso de Medicina da UFF. A metodologia utilizada teve como corpo teórico o Interacionismo Simbólico, e usamos como procedimentos: revisão bibliográfica, diário de campo, entrevista individual projetiva e grupo focal. Percebemos que os alunos conseguem identificar situações nas quais o conceito esteja presente ou não, mas apresentam dificuldades em defini-lo. Por outro lado, observamos que a aplicação do conceito ficou bastante clara, o que foi considerado pelos alunos como um diferencial entre os estudantes da UFF e os de outras faculdades. Os alunos relatam, ainda, que sentem falta de maior discussão do tema, em momento considerado crítico para eles (o Programa de Internato). Identificamos a presença de diferenças na atitude de alguns alunos na entrevista individual e no grupo focal, revelando a influência que a pressão do grupo tem sobre esses alunos.

Palavras-chave : Educação Médica; Internato e Residência; Assistência Integral à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )