SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número04Recepção audiovisual na educação médica: leituras de um vídeo educativo de psicologia médica por estudantes de medicinaVideoaula ou teleconsultoria no aprendizado em otorrinolaringologia do médico de família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CARNEIRO, Eduardo Bittar; BRAGA, Renato Teixeira; SILVA, Luis Fernando Delmonte  e  NOGUEIRA, Mário Círio. Fatores associados a beber pesado episódico entre estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.524-530. ISSN 1981-5271.

Introdução: Beber pesado episódico (BPE) é importante problema de saúde pública, pelas consequências negativas para o indivíduo e a sociedade. O objetivo desse estudo foi investigar a prevalência de BPE entre estudantes de medicina e os fatores associados ao problema. Métodos: Foram entrevistados todos os estudantes de medicina do 1º ao 8º períodos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Aplicou-se o questionário AUDIT, de forma auto-preenchida e anônima. Resultados: A prevalência de uso de álcool foi de 91%. BPE teve prevalência de 25%, maior para os homens (p < 0,001). Houve associação positiva de BPE com ter iniciado o uso de álcool antes da faculdade e tabagismo em ambos os sexos, e associação negativa com ser praticante de religião para os homens e ter relacionamento fixo para as mulheres. Conclusões: Encontrou-se alta prevalência de BPE entre os estudantes de medicina. As faculdades deveriam ter papel mais ativo na orientação de seus estudantes quanto ao consumo de álcool, pois estes serão futuros promotores de saúde.

Palavras-chave : Alcoolismo; Intoxicação Alcoólica; Estudantes de Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )