SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número04Fatores associados a beber pesado episódico entre estudantes de medicinaSíndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, Marcelo Henrique de  e  GONCALVES, Denise Utsch. Videoaula ou teleconsultoria no aprendizado em otorrinolaringologia do médico de família. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.531-535. ISSN 1981-5271.

Objetivo: Comparar diferentes métodos de aprendizagem em Otorrinolaringologia para médicos de família. Métodos: Os médicos foram distribuídos aleatoriamente em três grupos: 12 foram expostos a instruções verbais com uso de videoaulas, 12 a teleconsultoria com especialista, e 13 a ambas as técnicas. Antes e depois das intervenções nos grupos, foi aplicado um questionário com tarefas em Otorrinolaringologia. Comparou-se o número de acertos no questionário com os casos encaminhados da Atenção Primária à Secundária e a concordância entre diagnósticos da Atenção Primária e Secundária. Resultados: Após as intervenções, houve melhora no conhecimento para os grupos exposição verbal com videoaulas (p = 0,002) e teleconsultoria/videoaula (p = 0,001), queda de 16% no número de encaminhamentos da Atenção Primária para a Secundária. Não foi observada em qualquer dos grupos concordância de diagnósticos entre a Atenção Primária e Secundária, com Kappa abaixo de 0,75. Conclusão: O médico de família aprendeu mais Otorrinolaringologia com instruções verbais em videoaulas do que com teleconsultoria com especialista. No entanto, ele não foi capaz de usar o conhecimento adquirido para fazer diagnósticos concordantes com os do especialista.

Palavras-chave : Telemedicina; Educação a Distância; Otorrinolaringologia; Atenção Primária à Saúde; Atenção Secundária à Saúde; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )