SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número04Videoaula ou teleconsultoria no aprendizado em otorrinolaringologia do médico de famíliaAtenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MORI, Mariana Ono; VALENTE, Tânia Cristina O.  e  NASCIMENTO, Luiz Fernando C.. Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.536-540. ISSN 1981-5271.

Este estudo objetivou investigar a associação entre a Síndrome de Burnout e o desempenho acadêmico de estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em Medicina. O comprometimento emocional dos alunos variou conforme a série, com diferenças significativas para os componentes da síndrome entre alunos com notas acima e abaixo da média, sendo o primeiro ano o mais afetado. Isto indica que, no curso estudado, a implantação da reforma curricular não foi um fator de proteção para a Síndrome de Burnout. Constatou-se também associação entre a síndrome e o rendimento acadêmico dos estudantes em disciplinas da primeira e da segunda série. São necessários estudos longitudinais sobre o assunto para confirmar as tendências encontradas e esclarecer a interferência de fatores que não puderam ser abordados neste estudo, considerado preliminar.

Palavras-chave : Esgotamento Profissional; Estudantes de Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )