SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue04Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxisO uso do Moodle como reforço ao ensino presencial de parasitologia e micologia no curso de graduação em medicina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

DIEHL, Leandro Arthur et al. Educação à distância em nefrologia na Amazônia: processos e resultados. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.550-556. ISSN 1981-5271.

A carência de docentes qualificados na Região Amazônica levou à adoção de tecnologias de Educação à Distância para organizar a disciplina de Nefrologia do quarto ano do curso de graduação em Medicina da Faculdade São Lucas (FSL), localizada em Porto Velho (RO). Neste trabalho, descrevemos a construção do curso na plataforma Moodle, usando uma estrutura de módulos para discutir os principais tópicos de Nefrologia em fóruns de discussão assíncronos online com base em problemas clínicos ilustrativos, e mostramos os resultados do curso, que já foi realizado com três turmas de alunos, bem como as avaliações da metodologia, realizadas pelos alunos e pela instituição.

Keywords : Educação à Distância; Nefrologia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Superior; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )