SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número04Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxisO uso do Moodle como reforço ao ensino presencial de parasitologia e micologia no curso de graduação em medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

DIEHL, Leandro Arthur et al. Educação à distância em nefrologia na Amazônia: processos e resultados. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.550-556. ISSN 1981-5271.

A carência de docentes qualificados na Região Amazônica levou à adoção de tecnologias de Educação à Distância para organizar a disciplina de Nefrologia do quarto ano do curso de graduação em Medicina da Faculdade São Lucas (FSL), localizada em Porto Velho (RO). Neste trabalho, descrevemos a construção do curso na plataforma Moodle, usando uma estrutura de módulos para discutir os principais tópicos de Nefrologia em fóruns de discussão assíncronos online com base em problemas clínicos ilustrativos, e mostramos os resultados do curso, que já foi realizado com três turmas de alunos, bem como as avaliações da metodologia, realizadas pelos alunos e pela instituição.

Palavras-chave : Educação à Distância; Nefrologia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Superior; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )