SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número04Educação à distância em nefrologia na Amazônia: processos e resultadosMonitoria de técnica operatória e cirurgia experimental e sua relevância na formação médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MEZZARI, Adelina; ISER, Isabele; WIEBBELLING, Adília Maria Pereira  e  TAROUCO, Liane. O uso do Moodle como reforço ao ensino presencial de parasitologia e micologia no curso de graduação em medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.04, pp.557-563. ISSN 1981-5271.

O ensino presencial nos cursos de graduação continua sendo o foco do ensino e da aprendizagem. Com o advento de novas tecnologias de ensino, algumas ferramentas têm sido utilizadas como reforço ao ensino presencial. A plataforma Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) tem sido uma das mais empregadas nas instituições de ensino. Este estudo avaliou a relação do ensino presencial com o uso do Moodle institucional na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Como reforço a esta atividade, a página da disciplina cadastrada no sistema Moodle disponibilizou casos clínicos para que os alunos realizassem o diagnóstico. Além disso, foram apresentadas outras informações complementares para o ensino presencial. A metodologia buscou exercitar os instrumentos de aprendizagem que o sistema Moodle oferece, como o link a um arquivo ou site, os fóruns de discussão, a ferramenta questionário e o chat. Como o Moodle é institucional, nele está disponível a página da disciplina, onde passaram a constar todas as informações referentes à mesma, bem como as atividades extraclasse.

Palavras-chave : Ensino Presencial; Aprendizagem; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )