SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue01Abnormal eating behaviors among medical students at a University in Southern Santa Catarina, BrazilAvaliação das resistências de docentes a propostas de renovações em currículos de graduação em medicina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BARBOSA, Milena Mazaro; GUEDERT, Jucélia Maria  and  GROSSEMAN, Suely. Problemas éticos relatados por internos com ênfase na saúde da criança. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.01, pp.21-31. ISSN 1981-5271.

Objetivo: Conhecer problemas éticos vivenciados por internos de Medicina, principalmente durante a atenção à saúde da criança, sentimentos suscitados e sugestões dos estudantes para promover habilidades para lidar com problemas éticos. Método: Estudo transversal, descritivo e qualitativo exploratório com 40 de 104 internos (38,5%) do 11o semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Dados: Coletados por questionário que solicita relato de até três situações vivenciadas pelo estudante como um dilema ético, preferencialmente na atenção à saúde da criança; descrição sobre sentimento nestas situações; e sugestões para promover habilidades para lidar com problemas éticos. Análise: De conteúdo categorial e descritiva. Resultados: Foram relatados 84 problemas considerados éticos relativos a atitudes profissionais inadequadas; autonomia; sigilo e confidencialidade; violência; situações de limite de vida; comunicação de más notícias; processo ensino-aprendizagem; fragilidade da rede de suporte à atenção à saúde; e situações específicas. Os sentimentos mais referidos foram impotência e revolta/ indignação. As sugestões mais fornecidas para promoção de habilidades para lidar com problemas éticos foram a discussão de casos e o prolongamento da disciplina de ética. Conclusões: Ao longo da formação acadêmica, os estudantes se deparam com uma diversidade de situações que consideram problemas éticos. Utilizar estas situações em discussões e em uma reflexão sobre ética no cotidiano poderia ser uma das estratégias para desenvolver habilidades para lidar com estes problemas na prática médica.

Keywords : Ética Médica; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Pediatria; Estágio Clínico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )