SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue01Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médicaConhecimento e opinião de pacientes sobre prática docente-assistencial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SILVA, Igor Rondelli da; ALMEIDA, Larissa Salomão; GONSAGA, Ricardo Alessandro Teixeira  and  BISCEGLI, Terezinha Soares. Influência dos cursos preparatórios para residência médica em uma avaliação global. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.01, pp.60-65. ISSN 1981-5271.

Introdução: O desenvolvimento cognitivo é um processo complexo e o mais intenso na formação médica, necessitando ser acompanhado minuciosa e criteriosamente. Várias ferramentas foram criadas com o intuito de acompanhar tal processo, entre elas o teste global (ou de situação) de conhecimento, cuja finalidade é avaliar o desempenho cognitivo durante o curso e o próprio curso, bem como treinar acadêmicos para concursos. Outra forma de treinamento para provas de qualificação, muito usada atualmente, são os Cursos Preparatórios (CP) para residência médica. Objetivo: Analisar a influência e eficácia dos CP no ganho cognitivo dos acadêmicos do internato bienal de um curso de Medicina. Metodologia: Estudo transversal, quantitativo, com aplicação de uma prova de situação aos internos que cursam ou não CP. Resultados: Realizaram a prova 127 internos, sendo 63 do primeiro semestre e 64 do terceiro. A média de acerto geral foi de 5,1 ± 1,0 (5,0 ± 0,9 para quintanistas e 5,1 ± 1,2 para sextanistas; p = 0,533). Do total dos internos, 77,2% participavam de CP, sendo menor a proporção dos quintanistas (65,1% vs. 89,1%; p = 0,001). Não se observou diferença estatística no desempenho cognitivo dos internos relacionado à “frequência ou não de CP” (5,1 ± 1,1 vs. 4,8 ± 1,0; p = 0,203). Conclusão: O teste do tipo global não apresentou diferença estatística significativa no desempenho cognitivo dos estudantes de uma série para outra, não demonstrando no CP fator diferenciador neste tipo de avaliação (testes de múltipla escolha), colocando em dúvida a real influência e efetividade do CP.

Keywords : Educação Médica; Internato e Residência Médica; Avaliação Educacional; Educação de Graduação em Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )