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Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

KLOSTER, Maria Cristina et al. Sonolência diurna e habilidades sociais em estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.01, pp.103-109. ISSN 1981-5271.

A prática médica depende de um repertório de competências sociais que permitem ao médico desenvolver empatia, habilidades de comunicação, pensamento crítico, capacidade de liderança e tomada de decisões. Nosso objetivo foi analisar as habilidades sociais e a presença de sonolência diurna entre estudantes de Medicina nos quatro primeiros anos do curso. Os estudantes (n = 180) responderam ao Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette & Del Prette e à Escala de Sonolência Diurna. Observou-se que não houve diferença dos escores de habilidades sociais nos diferentes anos do curso e que 47,3% dos estudantes apresentaram escores baixos, necessitando de aprimoramento. Estudantes do sexo feminino apresentaram maior autocontrole da agressividade. Entre os estudantes, 50% apresentaram sonolência diurna, cuja presença se associou a menores escores de habilidades sociais, principalmente do fator relativo à autoexposição a desconhecidos ou a situações novas.

Palabras clave : Inteligência Social; Educação Médica; Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva.

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