SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue01Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino em histologia para estudantes da saúde author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

AMORIM, Karla Patrícia Cardoso  and  ARAUJO, Elkanah Marinho de. Formação ética e humana no curso de medicina da UFRN: uma análise crítica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.01, pp.138-148. ISSN 1981-5271.

Trata-se de um estudo documental, transversal, de caráter exploratório descritivo. Foram examinadas informações sobre programas e ementas referentes aos componentes curriculares obrigatórios, a fim de se proceder a uma análise crítica acerca de como o ensino da ética/bioética e demais humanidades está sendo concebido no curso de Medicina da UFRN, bem como quais temáticas são abordadas durante essa formação e os momentos em que tais assuntos foram inseridos. Foram analisados todos os componentes curriculares obrigatórios (59 disciplinas). Obteve-se o programa de 39 (66,1%) e as ementas de 54 (91,53%). Detectaram-se três importantes momentos do curso em que não se verificava inserção das temáticas referentes à ética/bioética e humanidades entre as atividades listadas nos programas ou ementas. Relação médico-paciente e exercício ilegal da medicina foram os temas mais frequentes. Este estudo fornece um panorama pouco explorado sobre o ensino da ética/bioética e humanidades no curso de Medicina da UFRN, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino em nossa e em outras faculdades.

Keywords : Educação Médica; Ética Médica; Desenvolvimento Moral; Bioética; Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )