SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino em histologia para estudantes da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

AMORIM, Karla Patrícia Cardoso  e  ARAUJO, Elkanah Marinho de. Formação ética e humana no curso de medicina da UFRN: uma análise crítica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.01, pp.138-148. ISSN 1981-5271.

Trata-se de um estudo documental, transversal, de caráter exploratório descritivo. Foram examinadas informações sobre programas e ementas referentes aos componentes curriculares obrigatórios, a fim de se proceder a uma análise crítica acerca de como o ensino da ética/bioética e demais humanidades está sendo concebido no curso de Medicina da UFRN, bem como quais temáticas são abordadas durante essa formação e os momentos em que tais assuntos foram inseridos. Foram analisados todos os componentes curriculares obrigatórios (59 disciplinas). Obteve-se o programa de 39 (66,1%) e as ementas de 54 (91,53%). Detectaram-se três importantes momentos do curso em que não se verificava inserção das temáticas referentes à ética/bioética e humanidades entre as atividades listadas nos programas ou ementas. Relação médico-paciente e exercício ilegal da medicina foram os temas mais frequentes. Este estudo fornece um panorama pouco explorado sobre o ensino da ética/bioética e humanidades no curso de Medicina da UFRN, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino em nossa e em outras faculdades.

Palavras-chave : Educação Médica; Ética Médica; Desenvolvimento Moral; Bioética; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )