SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue02O ensino da sexualidade nos cursos médicos: a percepção de estudantes do PiauíDesempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

POLETTO, Sadi; SANTIN, Janaína Rigo  and  BETTINELLI, Luiz Antonio. Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.02, pp.186-191. ISSN 1981-5271.

Objetivou-se com este estudo conhecer as vivências e abordagens de médicos envolvendo o processo de morte e morrer de pacientes idosos em ambiente hospitalar. O fato aqui abordado detém-se na formação acadêmica e no enfrentamento da morte. O estudo é qualitativo e tem caráter exploratório e descritivo. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas em que participaram 11 médicos formados há mais de cinco anos, que atuam em um hospital de grande porte no interior do Rio Grande do Sul. Por meio da análise temática de conteúdo de Bardin, modificada por Minayo, foi possível construir cinco categorias. Aborda-se aqui apenas uma das categorias criadas para o estudo, que é “conversas sobre formação acadêmica”. O estudo mostrou a preocupação do profissional médico quanto ao cuidado com o paciente e o respeito aos familiares, evidenciando, porém, a necessidade de reflexões com discussões amplas e profundas sobre a formação acadêmica, já que se percebe pelo estudo que, na visão de profissionais graduados há mais de cinco anos, a morte e o morrer não são contemplados nos projetos pedagógicos.

Keywords : Morte; Formação Acadêmica; Ortotanásia; Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )