SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmicaPsicanálise na educação médica: subjetividades integradas à prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ALMEIDA, Enedina Gonçalves  e  BATISTA, Nildo Alves. Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.02, pp.192-201. ISSN 1981-5271.

Objetivos: Investigar as concepções dos docentes do curso médico da Unimontes sobre vivências na aprendizagem ativa e currículo PBL. Métodos: Participaram 38 docentes, tutores, construtores e coordenadores de módulo, instrutores e preceptores dos 1º, 7º e 11º períodos. Complementaram-se as abordagens quantitativa (questionário - analisado e expresso em gráficos) e qualitativa (entrevista semiestruturada - submetida à análise de conteúdo temática). Resultados: Distinguiu-se nas concepções docentes a mudança de postura docente, destacando: maior responsabilidade com a aprendizagem do estudante (44 citações), participação ativa do docente na construção curricular (37 citações) e prática docente facilitadora da aprendizagem (32 citações). Constataram-se falta de compromisso/ envolvimento docente (27 citações) e inexperiência docente com o PBL (12 citações). Considerações finais: Reconheceu-se a aprendizagem ativa como base para atuação profissional futura e o potencial do PBL como estratégia orientadora de currículos. O currículo revelou-se essencialmente desafiante pelo compromisso/capacitação docente para alcançar atuações diversificadas, multidisciplinares e facilitadoras da aprendizagem. Restam maiores estudos sobre repercussões do desempenho docente e diferenciais de aprendizagem do PBL na prática médica e na necessidade de saúde das pessoas.

Palavras-chave : Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Currículo; Aprendizagem Ativa; Docente; Formação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )