SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médicaTranstornos mentais menores entre estudantes de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BERTOLDI, Sandra Gehling; FOLBERG, Maria Nestrovski  e  MANFROI, Waldomiro Carlos. Psicanálise na educação médica: subjetividades integradas à prática. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.02, pp.202-209. ISSN 1981-5271.

Este estudo analisou a contribuição da Psicanálise para educação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, onde a psicologia médica objetiva atender na formação, desenvolvimento da capacidade de escuta e compreensão integral do ser humano. Alunos monitores participantes do Projeto de Extensão em Relação Médico-Paciente foram reunidos em grupos focais gravados e realizada análise de enunciação psicanalítica para estudo de caso, em pesquisa qualitativa. Os temas destacados foram: o saber e desdobramentos simbólicos; sofrimentos diante da morte; exigências do meio social; demandas superegoicas insaciáveis e cruéis. Alunos/monitores, na posição de suposto-saber no grupo, demonstram capacidades para sustentar relações transferenciais. Verificaram-se ainda alunos com a coragem de dirigir-se ao outro suportando seu não saber, o que pressupõe a verdade do inconsciente como fundamento. Os pequenos grupos criam e oportunizam a sustentação das diferenças, da estranheza e do vazio, com isso suportando melhor o corte na ilusão do saber absoluto e o surgimento de estilos próprios. Carregado de suas singularidades e responsabilidades, o sujeito é convocado a aprender diante dos desafios a serem enfrentados.

Palavras-chave : Educação Médica; Psicologia Médica; Psicanálise; Transferência; Humanização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )