SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Psicanálise na educação médica: subjetividades integradas à práticaQualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ROCHA, Emmanuelle Santana  e  SASSI, André Petraglia. Transtornos mentais menores entre estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.02, pp.210-216. ISSN 1981-5271.

Objetivo: O objetivo do estudo foi estimar a prevalência de Transtornos Mentais Menores (TMM) entre os estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e avaliar possíveis correlações entre TMM e fatores de risco. Métodos: Estudo transversal realizado de abril a agosto de 2012 com 384 alunos do curso de Medicina. O questionário utilizado foi autoaplicável e anônimo. Foram coletados dados sociodemográficos e a rede de apoio social. Para o rastreamento de TMM, utilizou-se o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Resultados: A prevalência total de TMM encontrada foi de 33,6%, que esteve independentemente associada ao período do curso (p < 0,001; 9,7% a 63,3%), à idade (p < 0,05; 25% a 42,6%), a não seguir uma religião (p < 0,05; 44,8%). Conclusão: Os dados demonstram elevada prevalência de TMM nessa população e a importância de subsidiar ações para prevenção e cuidado com a saúde mental dos estudantes de Medicina, melhorando sua qualidade de vida.

Palavras-chave : Transtornos Mentais; Estudantes de Medicina; Fatores de Risco; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )