SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Representação social de morte e a formação médica: a importância da UTIPersonalidade e resiliência como proteção contra o Burnout em médicos residentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ESKENAZI, Ednalva de Sousa; MARTINS, Milton de Arruda  e  FERREIRA JUNIOR, Mario. Tele-educação e monitoria ativa no ensino da saúde bucal a estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.02, pp.235-244. ISSN 1981-5271.

Objetivos: Verificar o nível de conhecimento basal de alunos do quinto ano de Medicina sobre saúde bucal e mensurar os ganhos em conhecime nto e a habilidade de aconselhamento após treinamento. Métodos: Cento e quarenta e oito alunos, divididos em quatro turmas - 2007-A (grupo controle), 2007-B, 2008-A e 2008-B - receberam intervenções progressivas de ensino, presenciais (em 2007) e a distância (em 2008). A turma 2008-B recebeu também contatos ativos com especialista em saúde bucal. O ganho em conhecimento foi medido por provas escritas aplicadas antes e depois da respectiva intervenção, e a habilidade em aconselhar foi avaliada por meio do exame clínico objetivo estruturado por estações (Osce). Resultados: Noventa e um por cento dos alunos acharam inadequado o seu nível basal de conhecimento em promoção da saúde bucal. O ganho de conhecimento das turmas 2008-A e 2008-B foi progressivo e estatisticamente superior ao do grupo controle, assim como ocorreu com a habilidade de aconselhamento da turma 2008-B. Conclusão: As informações obtidas no presente estudo podem ser úteis para o desenvolvimento de estratégias de ensino interdisciplinar em áreas complementares da formação médica.

Palavras-chave : Promoção da Saúde; Saúde Bucal; Educação Médica; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )