SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Tele-educação e monitoria ativa no ensino da saúde bucal a estudantes de medicinaA participação da sociedade civil na democratização do setor de saúde no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RODRIGUES, Rosana Trindade Santos; BARBOSA, George Souza  e  CHIAVONE, Paulo Antonio. Personalidade e resiliência como proteção contra o Burnout em médicos residentes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.02, pp.245-253. ISSN 1981-5271.

Residentes têm apresentado burnout em decorrência de fatores ambientais e pessoais, altamente estressores. Alguns indivíduos reagem positivamente a estes estressores, e a literatura sugere que as características de personalidade e a resiliência explicam o fenômeno. Assumimos que a resiliência é multifatorial e multidimensional, como na abordagem resiliente. Objetivo: Investigar se a resiliência, associada às características de personalidade, se correlaciona positivamente com baixos escores de burnout. Método: Estudo de seguimento com 121 residentes, utilizando ficha sociodemográfica, Inventário Fatorial de Personalidade (IFP), Escala de Resiliência de Wagnild & Young e o Maslach Burnout Inventory (MBI). Resultados: Burnout foi constatado nos domínios despersonalização em T1 (12,1) e T2 (13,9) (p = 0,004); exaustão emocional em T1 (26) e T2 (22,5) (p = 0,624) e baixa realização profissional em T1 (38,1) e T2 (35,5) (p = 0,001); forte resiliência foi encontrada em 63,6%. Aqueles com forte resiliência apresentaram menor burnout. Características de personalidade puderam ser associadas à resiliência. Constatou-se que a resiliência pode ser desenvolvida nos residentes como forma de proteção contra o burnout. Conclusão: Constatou-se que a resiliência, associada às características de personalidade, se correlaciona positivamente com baixos escores de burnout.

Palavras-chave : Resiliência Psicológica; Esgotamento Profissional; Personalidade; Residência Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )