SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue02Identidade profissional e as humanidades na Famed/UFUEnsino de bioética e cuidados paliativos nas escolas médicas do Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ANDREAZZI, Maria de Fatima Siliansky de. Empresa brasileira de serviços hospitalares: inconsistências à luz da reforma do estado. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.02, pp.275-284. ISSN 1981-5271.

Este artigo apresenta um histórico da trajetória da lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em 2011, contextualiza essa criação nas conjunturas internacional e nacional, e apresenta e discute as principais mudanças nela contidas. Essa trajetória é problematizada a partir das mudanças ocorridas no Congresso Nacional desde a Medida Provisória 520. O contexto é analisado com base nas justificativas da criação da EBSERH à luz do cenário de crise econômica internacional. Nacionalmente, o texto insere a empresa na perspectiva da reforma do Estado iniciada em 1995. Esta é apresentada em duas gerações, com base na bibliografia consultada, sendo a EBSERH própria de uma segunda geração de reformas ditas institucionais. Na saúde, a separação entre o financiamento e a prestação dentro do Estado e a competição entre prestadores públicos e privados são tomadas como norte para a análise. Apresentam-se e discutem-se as principais mudanças da lei que cria a EBSERH, especialmente quanto a financiamento, relacionamento com as universidades, relações de trabalho e controle social. São apresentados possíveis impactos sobre o ensino médico.

Keywords : Hospitais de Ensino; Privatização; Política Nacional de Saúde; Contratos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )