SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Identidade profissional e as humanidades na Famed/UFUEnsino de bioética e cuidados paliativos nas escolas médicas do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ANDREAZZI, Maria de Fatima Siliansky de. Empresa brasileira de serviços hospitalares: inconsistências à luz da reforma do estado. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.02, pp.275-284. ISSN 1981-5271.

Este artigo apresenta um histórico da trajetória da lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em 2011, contextualiza essa criação nas conjunturas internacional e nacional, e apresenta e discute as principais mudanças nela contidas. Essa trajetória é problematizada a partir das mudanças ocorridas no Congresso Nacional desde a Medida Provisória 520. O contexto é analisado com base nas justificativas da criação da EBSERH à luz do cenário de crise econômica internacional. Nacionalmente, o texto insere a empresa na perspectiva da reforma do Estado iniciada em 1995. Esta é apresentada em duas gerações, com base na bibliografia consultada, sendo a EBSERH própria de uma segunda geração de reformas ditas institucionais. Na saúde, a separação entre o financiamento e a prestação dentro do Estado e a competição entre prestadores públicos e privados são tomadas como norte para a análise. Apresentam-se e discutem-se as principais mudanças da lei que cria a EBSERH, especialmente quanto a financiamento, relacionamento com as universidades, relações de trabalho e controle social. São apresentados possíveis impactos sobre o ensino médico.

Palavras-chave : Hospitais de Ensino; Privatização; Política Nacional de Saúde; Contratos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )