SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue02Ensino de bioética e cuidados paliativos nas escolas médicas do BrasilO estudo da morte e dos cuidados paliativos: uma experiência didática no currículo de medicina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

LEVINO, Danielle de Azevedo et al. Libras na graduação médica: o despertar para uma nova língua. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.02, pp.291-297. ISSN 1981-5271.

Mais de 200 idiomas são falados no Brasil e, apesar do domínio da língua portuguesa, esta não é capaz de abarcar todas as necessidades de expressão da sociedade pluricultural brasileira. Assim, outras formas linguísticas surgiram para representar diferentes grupos sociais, como a língua brasileira de sinais (libras), utilizada pelos surdos. Diferentemente de mímica, a libras constitui um sistema linguístico de natureza gestual-visual, com estrutura gramatical própria. No contexto em que muito se discute acessibilidade, torna-se importante difundir conhecimentos sobre libras entre discentes de cursos de saúde, para contribuir na formação de profissionais habilitados a compreender e auxiliar as necessidades das pessoas que a utilizam como sua primeira língua. Assim, este trabalho busca relatar a experiência vivenciada com o minicurso de libras ministrado aos discentes dos cursos de saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e divulgar os resultados colhidos como frutos da oficina que almejou diminuir a desinformação provocada pela barreira linguística e cultural existente entre ouvintes e surdos, proporcionando aos acadêmicos noções elementares que permitam melhorias nas futuras relações médico-paciente estabelecidas entre esses dois grupos.

Keywords : Linguagem de Sinais; Surdez; Relações Médico-Paciente; Acesso aos Serviços de Saúde; Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )