SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03Potencialidades no ensino-aprendizagem da comunicação médico-paciente em três escolas brasileira, espanhola e holandesaAvaliação das visitas domiciliárias por estudantes e pelas famílias: uma visão de quem as realiza e de quem as recebe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SUARTZ, Caio Vinícius; QUINTANA, Maria Inês; LUCCHESE, Ana Cecília  e  MARCO, Mario Alfredo de. Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.03, pp.320-325. ISSN 1981-5271.

No campo da saúde, a empatia é definida como um atributo com dimensões emocionais e cognitivas que possibilita uma compreensão das experiências interiores e da perspectiva do paciente como um indivíduo singular, somada à capacidade de comunicar esse entendimento ao paciente. A função da empatia médica seria identificar e compreender os sentimentos do doente, promovendo aumento na confiança, na lealdade e no respeito entre médico e paciente. Este estudo teve como meta avaliar a empatia de residentes entre o terceiro e o quinto ano da Universidade Federal de São Paulo, buscando verificar as possíveis diferenças entre a empatia dos clínicos e cirurgiões e sua relação com o perfil profissional.

Palavras-chave : Empatia; Residência; Especialidades; Psicologia; Relação Médico-Paciente; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )