SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue03Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagemAvaliação da percepção de discentes do curso médico acerca do estudo anatômico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

LAZARINI, Carlos Alberto  and  GOULART, Flávia Cristina. Integração básico-clínica no internato médico: psiquiatria e farmacologia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.03, pp.343-349. ISSN 1981-5271.

O presente estudo avaliou o ganho de conhecimentos de estudantes do curso médico que participaram de uma atividade integradora básico-clínica de Farmacologia e Psiquiatria no quinto ano, bem como verificou a opinião deles quanto à relevância em participar dessa atividade. Foi realizado estudo quali-quantitativo, utilizando avaliação pré e pós-teste, e a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para a análise do conteúdo linguístico. Observou-se aumento significativo na porcentagem de acertos no pós-teste em relação ao pré-teste (p < 0,001). As ideias centrais obtidas na análise do DSC foram: atividade muito pertinente; ampliação desta atividade para outros estágios; dificuldade nas disciplinas básicas; aplicação de avaliação cognitiva; e participação ativa do professor nas discussões. Estes resultados sugerem que a integração entre a Farmacologia e as atividades práticas do internato em Psiquiatria possibilitou ampliar conceitos de Farmacologia, tornando o aprendizado significativo. Embora os estudantes tenham apontado a necessidade de melhor ajuste da atividade, o seu nível de aceitação foi verbalizado por meio da sugestão de que ela se estenda aos demais estágios do quinto ano.

Keywords : Farmacologia; Psiquiatria; Integração Básico-Clínica; Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )