SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue03Dimensão psicológica da qualidade de vida de estudantes de medicinaIniciação às práticas de saúde: bricolagem na seleção de conteúdos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

GOUDOURIS, Ekaterini Simões; GIANNELLA, Taís Rabetti  and  STRUCHINER, Miriam. Tecnologias de informação e comunicação e ensino semipresencial na educação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.03, pp.396-407. ISSN 1981-5271.

O ensino médico vem enfrentando desafios para modificar suas práticas pedagógicas e estrutura curricular. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem auxiliar no enfrentamento de muitos desses desafios. Tendo em vista esse cenário, este estudo tem como objetivo caracterizar as formas de apropriação de uma Ferramenta de Autoria de cursos na Internet em processos formativos semipresenciais de graduação, pós-graduação, educação continuada e extensão na área médica, no contexto da UFRJ. Com base nas análises, foi possível identificar o perfil de utilização das TICs e discutir os resultados, a partir dos ambientes virtuais de aprendizagem construídos pelos professores, de acordo com as seguintes categorias: unidades acadêmicas de origem; disciplinas e níveis de ensino envolvidos; configuração de áreas de conhecimento dos cursos semipresenciais; conformação das equipes docentes dos cursos; recursos de conteúdo e de comunicação utilizados; e atividades pedagógicas adotadas.

Keywords : Tecnologia Educacional; Internet; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )