SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03Dimensão psicológica da qualidade de vida de estudantes de medicinaIniciação às práticas de saúde: bricolagem na seleção de conteúdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GOUDOURIS, Ekaterini Simões; GIANNELLA, Taís Rabetti  e  STRUCHINER, Miriam. Tecnologias de informação e comunicação e ensino semipresencial na educação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.03, pp.396-407. ISSN 1981-5271.

O ensino médico vem enfrentando desafios para modificar suas práticas pedagógicas e estrutura curricular. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem auxiliar no enfrentamento de muitos desses desafios. Tendo em vista esse cenário, este estudo tem como objetivo caracterizar as formas de apropriação de uma Ferramenta de Autoria de cursos na Internet em processos formativos semipresenciais de graduação, pós-graduação, educação continuada e extensão na área médica, no contexto da UFRJ. Com base nas análises, foi possível identificar o perfil de utilização das TICs e discutir os resultados, a partir dos ambientes virtuais de aprendizagem construídos pelos professores, de acordo com as seguintes categorias: unidades acadêmicas de origem; disciplinas e níveis de ensino envolvidos; configuração de áreas de conhecimento dos cursos semipresenciais; conformação das equipes docentes dos cursos; recursos de conteúdo e de comunicação utilizados; e atividades pedagógicas adotadas.

Palavras-chave : Tecnologia Educacional; Internet; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )