SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03Tecnologias de informação e comunicação e ensino semipresencial na educação médicaQualidade de vida de estudantes de medicina: uma revisão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

PEDROSA, José Ivo. Iniciação às práticas de saúde: bricolagem na seleção de conteúdos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.03, pp.408-417. ISSN 1981-5271.

O tema Práticas de Saúde apresenta-se como polissêmico, possibilitando múltiplas abordagens teóricas e metodológicas. Para definir o conteúdo da disciplina Iniciação às Práticas de Saúde do curso médico da Universidade Federal do Piauí, operou-se a bricolagem entre inúmeros significados de práticas de saúde, ordenando e conectando dimensões da prática médica aos princípios do SUS e ao sentido de emancipação e autonomia da prática pedagógica, apontando que temas dessa natureza podem ser contextualizados e organizados sob a forma de disciplina utilizando-se a bricolagem para articular aspectos aparentemente isolados e invisíveis, cujo sentido é atribuído intencionalmente pelo professor.

Palabras clave : Prática Médica; Ensino na Saúde; Metodologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )