SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03Qualidade de vida de estudantes de medicina: uma revisãoInteração comunitária e planejamento participativo no ensino médico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PASTURA, Patrícia Souza Valle Cardoso  e  SANTORO-LOPES, Guilherme. O aprendizado melhorado por provas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.03, pp.429-433. ISSN 1981-5271.

Provas não são neutras em termos de aprendizagem. Não têm apenas caráter avaliativo. A utilização de testes repetidamente traz um benefício mnemônico, estudado em psicologia cognitiva no chamado “efeito de ser testado”. A utilização de testes repetidos em cenários de educação caracteriza a metodologia do “aprendizado melhorado por provas”. Estudos experimentais e aplicados em cursos extracurriculares têm demonstrado melhor desempenho na retenção de conteúdos e em habilidades de alunos submetidos a testes repetidos em comparação aos de grupos controle. Embora caracterize uma metodologia ativa e o incremento de conteúdo factual seja necessário ao desenvolvimento do raciocínio clínico, a crítica que se faz ao método é de ser baseado em memorização e retenção, na era das evidências. Os estudos aplicados não podem, até o momento, estabelecer se há melhor organização dos conteúdos adquiridos para utilização na resolução de problemas e se isto interfere positivamente no cuidado aos pacientes.

Palavras-chave : Educação Médica; Avaliação Educacional; Competência Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )