SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03O aprendizado melhorado por provasA utilização de mapas conceituais como recurso didático para a construção e inter- relação de conceitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MATOS, Fabrícia Vieira de  e  CALDEIRA, Antônio Prates. Interação comunitária e planejamento participativo no ensino médico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.03, pp.434-440. ISSN 1981-5271.

A promoção de saúde demanda uma ação coordenada entre população, poder público e setor saúde, visando à melhoria das condições de saúde. A formação médica deve propiciar ao estudante o contato comunitário e o desenvolvimento de ações de promoção da saúde no contexto em que vive a comunidade. Este artigo descreve a experiência de realização do planejamento participativo e interação comunitária conduzida por estudantes do curso médico em uma área atendida por equipe de Saúde da Família em Montes Claros (MG), ocorrida entre agosto de 2009 e março de 2010. A Estimativa Rápida Participativa e o Método Altadir de Planificação Popular foram os métodos norteadores das atividades, possibilitando o enfrentamento de um problema vivenciado pela população e a intervenção direta e positiva da comunidade nos determinantes do seu processo saúde-doença com apoio dos estudantes de Medicina, que consolidaram os conceitos de promoção da saúde e de prática educativa transformadora.

Palavras-chave : Planejamento em Saúde; Participação Comunitária; Atividades Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )