SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue03Interação comunitária e planejamento participativo no ensino médicoA atenção primária na formação médica: a experiência de uma turma de medicina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

CARABETTA JUNIOR, Valter. A utilização de mapas conceituais como recurso didático para a construção e inter- relação de conceitos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.03, pp.441-447. ISSN 1981-5271.

Os mapas conceituais, criados por Novak com base na teoria de Ausubel, podem constituir para os alunos uma estratégia pedagógica de grande relevância para a construção de conceitos científicos, ajudando-os a integrar e relacionar informações e atribuir significado ao que estão estudando. Este artigo descreve o trabalho realizado com alunos de um curso de Medicina usando mapas conceituais, tomando por base os “temas geradores” criados na disciplina de Atenção Básica em Saúde a partir da constatação dos principais problemas de saúde da região em que está localizada a escola médica. A utilização dos mapas constituiu um recurso metodológico relevante por se alinhar a uma formação teórica adequada às necessárias intervenções na realidade estudada e por facilitar a apropriação de conceitos científicos pelos alunos.

Keywords : Aprendizagem; Ensino; Conceitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )