SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número04Produção científica sobre educação médica no Brasil: estudo a partir das publicações da Revista Brasileira de Educação MédicaVivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CARVALHO, Maria Bernadete de; RIBEIRO, Maria Mônica Freitas; SILVA, Luciana Diniz  e  SHIMOMURA, Flávio Martins. A composição do curriculum vitae entre estudantes de medicina e seus condicionantes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.04, pp.483-491. ISSN 1981-5271.

Nesta pesquisa, investigam-se as escolhas de atividades formadoras feitas por estudantes de Medicina e seus motivos, com o fim de apreender a lógica dessas escolhas no contexto institucional em que se apresentam e no contexto social mais amplo das sociedades capitalistas atuais, onde se afirmam novos padrões de autorrealização, conforme as pesquisas de A. Ehrenberg. Assim, não só escutamos os estudantes, como também estivemos atentos às práticas e aos valores vigentes na faculdade estudada e a outros procedimentos indicados pelos entrevistados, entre eles a seleção para a residência médica. Parte-se de dados colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 alunos e mediante um questionário respondido por 156 dos 160 alunos que cursavam o oitavo período da Faculdade de Medicina estudada. A análise dos dados apoia-se em pesquisas similares e em estudos sobre as transformações atuais nos padrões de comportamento dos indivíduos na sociedade.

Palavras-chave : Curriculum Vitae; Educação Médica; Residência Médica; Estágios Extracurriculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )