SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número04Vivência das mulheres atendidas por alunos de medicina em consulta ginecológicaTutoria em escola médica: avaliação por discentes após seu término e ao final do curso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MARIN, Maria José Sanches et al. Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.04, pp.501-508. ISSN 1981-5271.

Pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar as contribuições, limites e sugestões indicados para o aperfeiçoamento da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a formação de enfermeiros e médicos. Realizada com base nas narrativas de docentes, estudantes e profissionais dos serviços, a análise pautou-se no método hermenêutico-dialético. Verificou-se que a integração ensino-serviço possibilita a inserção precoce do estudante no mundo do trabalho, a construção do conhecimento pautado na prática, a troca de informação com os profissionais dos serviços e a ampliação das ações junto à coletividade. Como limite, foi identificada a falta de reconhecimento do papel do estudante, falta de suporte da gestão e indefinição de papéis da academia e do serviço. Sugerem-se ampliação da inserção do professor colaborador nas atividades acadêmicas, melhorias na gestão da Atenção Básica e revisão do contrato de parceria, como parte da necessidade de corresponsabilização nos processos de ensino-serviço.

Palavras-chave : Serviços de Integração; Docente Assistencial; Ensino; Serviços de Saúde para Estudantes; Formação de Recursos Humanos; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )