SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número04Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicosAvaliação do desenvolvimento de competências afetivas e empáticas do futuro médico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RIBEIRO, Maria Mônica Freitas et al. Tutoria em escola médica: avaliação por discentes após seu término e ao final do curso. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.04, pp.509-514. ISSN 1981-5271.

Na Faculdade de Medicina da UFMG, a tutoria, no formato mentoring, vincula-se ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante e é atividade obrigatória. Como em outras escolas médicas, propõe ser um espaço de acolhimento ao estudante no início do ciclo profissional. O objetivo deste trabalho é avaliar, na visão do estudante, a relevância da tutoria em sua formação e as características comuns aos vários grupos. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas e abertas aos estudantes do 6º, 11º e 12º períodos do curso médico, com análise descritiva dos resultados quantitativos e análise de conteúdo das questões abertas. Participaram da pesquisa 81% dos estudantes do sexto período e 51% do sexto ano. Houve controvérsia sobre a relevância da atividade, muitas vezes relacionada com obrigatoriedade e inadequação dos tutores, imediatamente após a mesma e ao final do curso. A necessidade de espaço para discutir temas não relacionados com a formação médica puramente técnica também foi salientada. Numa perspectiva geral, a tutoria é atividade importante no quadro curricular, mas é urgente aprimorar o programa, a seleção e a formação dos tutores.

Palavras-chave : Educação Médica; Educação de Graduação em Medicina; Tutores; Tutoria; Estudantes de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )