SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número04Avaliação do desenvolvimento de competências afetivas e empáticas do futuro médicoA graduação médica e a prática profissional na perspectiva de discentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

et al. Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.04, pp.526-539. ISSN 1981-5271.

Objetivo: O artigo propõe uma matriz de competências essenciais para valorização e intencionalidade dos percursos acadêmicos e como referência de processos avaliativos dos estudantes. Metodologia: O estudo apresenta delineamento quanti-qualitativo. Após revisão integrativa da literatura e pesquisa documental, foi elaborada e consolidada a versão inicial. O teste piloto com 12 professores, membros do Colegiado de Graduação do curso médico da UFMG, contribuiu para ajustes do documento. A validação da matriz foi orientada pela metodologia Delphi, com avaliação docente individual, por via eletrônica e utilização da ferramenta Googledocs. Resultados: Houve consenso entre os 112 professores avaliadores para aprovação da matriz, composta por seis grandes domínios - profissionalismo; relacionamentos interpessoais e comunicação; atenção integral à saúde da pessoa; organização de sistemas de saúde e atenção em saúde pública; gestão do conhecimento; conhecimento médico -, 28 subdomínios e 204 descritores dos conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais na formação do médico, durante sua graduação. Conclusões: Considera-se que a matriz contribuirá na qualificação da formação médica e na certificação das competências para o atendimento adequado às demandas de saúde, dentro de padrões de excelência técnica e responsabilidade social.

Palavras-chave : Educação Médica; Avaliação Educacional; Educação Baseada em Competências; Competência Clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )