SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número04Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicinaPrograma de educação pelo trabalho para a saúde nas escolas: percepção dos pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FILISBINO, Marcos Augusto  e  MORAES, Vardeli Alves de. A graduação médica e a prática profissional na perspectiva de discentes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.04, pp.540-548. ISSN 1981-5271.

Estudo transversal quantitativo descritivo observacional, realizado com discentes do internato da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Objetivos: Conhecer a expectativa de prática profissional de discentes do internato e observar possíveis dissonâncias em relação ao perfil do discente preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e projeto político-pedagógico da instituição. Metodologia: Foi utilizado um questionário distribuído aos 222 discentes do internato da instituição no ano de 2012. A amostra consta de 190 discentes, que correspondem a 85% do universo de análise. A significância estatística foi calculada pelo Teste do Sinal. Resultados: O perfil sociodemográfico caracteriza discentes com idade média de 23,8 anos, solteiros, sendo que 66% pertencem às classes sociais A e B. O ideal do perfil de prática profissional demonstra que 84% pretendem ser especialistas, 96% desejam cursar residência médica, sendo estatisticamente significante (p = 0,0001), e 70% não pretendem, a priori, trabalhar na Estratégia Saúde da Família (ESF) (p = 0,005). Conclusão: O estudo demonstra discentes com perfil socioeconômico elevado, que pretendem ser especialistas, cursar residência médica e não veem a ESF como uma meta-fim.

Palavras-chave : Educação Médica; Internato; Discentes; Diretrizes Curriculares Nacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )