SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número04A graduação médica e a prática profissional na perspectiva de discentesVagas para residência médica no Brasil: Onde estão e o que é avaliado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PEREIRA, Valeriana Valadares et al. Programa de educação pelo trabalho para a saúde nas escolas: percepção dos pais. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.04, pp.549-556. ISSN 1981-5271.

As atividades de educação em saúde no ambiente escolar são práticas de promoção da saúde indutoras de processos de transformação coletiva que incidem sobre as condições de vida da população. Este estudo objetiva analisar a percepção dos pais/responsáveis de escolas de ensino fundamental público quanto à participação dos acadêmicos universitários em ações de educação em saúde do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada mediante aplicação de questionários a pais/responsáveis de escolares de seis a 14 anos em duas escolas de ensino fundamental públicas. Foram aplicados cem questionários que levantaram dados sobre a participação dos acadêmicos em atividades de educação em saúde e sua contribuição para a formação dos profissionais de saúde. A análise dos dados foi realizada seguindo-se o referencial da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que os pais/responsáveis pelos escolares avaliam que as atividades de educação em saúde desenvolvidas por acadêmicos nas escolas contribuíram para a melhoria da qualidade de atenção à saúde na comunidade escolar e para a formação do futuro profissional de saúde.

Palavras-chave : Educação Médica; Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Saúde da Criança; Capacitação Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )