SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número04Ensino médico e extensão em áreas Ribeirinhas da AmazôniaEducação a distância e formação continuada: Em busca de progressos para a saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BRANDAO, Edermeson Roque Malheiro; ROCHA, Saulo Vasconcelos  e  SILVA, Sylvia Sardinha da. Práticas de integração ensino-serviço- comunidade: Reorientando a formação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.04, pp.573-577. ISSN 1981-5271.

Os cursos de graduação em Medicina vêm sofrendo transformações nas últimas décadas. A adoção de metodologias ativas de ensino tem crescido significativamente para atender às novas demandas sociais. Este trabalho descreve a experiência das Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Piesc) como eixo de apoio do modelo de reorientação na formação médica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. As Piesc têm como campo de atuação uma Unidade de Saúde da Família, onde os discentes desenvolvem atividades do primeiro ao quarto ano, seguindo o Método do Arco de Charles Maguerez, que possui cinco passos principais: Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Hipóteses de Solução; e Aplicação à Realidade. Essas práticas integradas proporcionam uma aproximação precoce entre os discentes e o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio das teorizações semanais e do trabalho em equipe multiprofissional, estimulando o desenvolvimento do olhar crítico da situação local de saúde e possibilitando estabelecer vínculos com a equipe e a comunidade. Assim, as Piesc revelam-se como um eixo de apoio fundamental na reorientação da formação médica.

Palavras-chave : Educação Médica; Ensino; Medicina Comunitária; Métodos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )