SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Desenvolvimento discente no estágio em estratégia saúde da família índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

SMOLKA, Maria Lúcia Rebello Marra; GOMES, Andréia Patrícia  y  SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.05-14. ISSN 1981-5271.

Apresentam-se os resultados de uma investigação empírica sobre a percepção de estudantes acerca do processo de construção da autonomia no contexto pedagógico em um curso de Medicina com currículo baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e exploratório, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam boa receptividade/adaptação à ABP, incluindo mudanças nos comportamentos discentes. Porém, questiona-se se essa mudança de postura descrita pelos estudantes representa, efetivamente, uma participação mais ativa na construção do próprio conhecimento - apontando para a autonomia no contexto pedagógico - ou simplesmente uma forma de adaptação ao método.

Palabras clave : Autonomia Profissional; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )