SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemasAvaliando conhecimento em DST de graduandos em medicina segundo a taxonomia de bloom índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CAVALCANTE, João Klínio; SOARES, Francisco José Passos  e  CORREIA, Divanise Suruagy. Desenvolvimento discente no estágio em estratégia saúde da família. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.15-24. ISSN 1981-5271.

A formação do médico inclui, como etapa integrante da graduação, estágio curricular obrigatório de treinamento em serviço. O estágio em Estratégia Saúde da Família (ESF) foi implantado em 2007, no décimo período da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, no primeiro ano do internato. Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento discente na Atenção Básica durante o estágio em ESF na percepção dos estudantes, estruturado como pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da técnica de Grupo Focal e analisados com a ferramenta de análise de conteúdo segundo Bardin. Emergiram quatro categorias: autonomia como reconhecimento de valor; relacionamento com usuários e profissionais do serviço; sentimento de frustração do estudante diante da realidade dos serviços de saúde; aquisição de competências e habilidades. Muitos dos fatores analisados foram necessários à composição de um quadro compreensivo quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas, previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Ao final, entendemos que cabe às escolas médicas dar continuidade às reflexões sobre o processo de formação dos graduandos.

Palavras-chave : Educação Baseada em Competências; Destreza Motora; Estágio Clínico; Saúde da Família; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )