SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01Desenvolvimento discente no estágio em estratégia saúde da famíliaAvaliação do conhecimento da ética médica dos graduandos de medicina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BORNEA, Eloá Rondi; GONCALVES, Aguinaldo  and  PADOVANI, Carlos Roberto. Avaliando conhecimento em DST de graduandos em medicina segundo a taxonomia de bloom. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.25-30. ISSN 1981-5271.

Durante a graduação e o ingresso na especialidade, as avaliações cognitivas são amplamente aplicadas e utilizadas para analisar o aprendizado. Entretanto, nem sempre o instrumento empregado é compatível e suficiente para avaliar os tópicos aprendidos. O objetivo da presente investigação, além de apreender o grau de conhecimento que graduandos de Medicina detêm sobre DST, é investigar a existência de distribuições preferenciais a respeito segundo o gênero. Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo de retroanálise. Foi adotada uma bateria de 25 testes de múltipla escolha formulados segundo a tipologia de Bloom, grau de dificuldade, núcleo temático das DST e aplicados a 68 internos do sexto ano. Os resultados registraram distribuição preferencial (p < 0,001) com homogeneidade do alunado em direção à alternativa mais frequente e polarização dos acertos nas categorias Conhecimento e Análise. Esses dados ilustram o modelo de educação médica atual, em que predomina a transmissão de informações ao invés da elaboração e reconstrução do conhecimento, o que tem levado à busca de novas estratégias de ensino e avaliação.

Keywords : Educação Médica; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Estudantes de Medicina; Avaliação Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )